sábado, 2 de agosto de 2008

PALESTRA: VIDA, AMOR E SEXO

O Projeto em Defesa da Vida apresentou h0je a Palestra: Vida, amor e sexo proferida por Sandrinha Bem.

Logo a seguir fotos com o conteúdo da Palestra no C. E. Eurípedes Barsanulfo nesta linda manhã de 02.08.2008.
Foi lido uma página do Livro Orai e Vigiai e logo em seguida Ricardo Bem fez a prece inicial, rogando a Deus e a Jesus intuição, proteção e permissão para o início dos trabalhos.


Assim tendo início a Palestra, Sandrinha Bem distribuiu bombons as gestantes . Sendo que uns bombons eram verdadeiros e outros falsos. Na realidade alguns( os falsos), eram bolinhas de papel embrulhadas no papel de bombom.

Logicamente surgiram carinhas alegres e com um sorriso e outras tristes e decepcionadas. Sandrinha Bem deu uma pausa e logo após perguntou as gestantes o que sentiram ao abrir os bombons, qual foi o sentimento ?
As respostas: Ah, decepção, frustração, fiquei surpresa e triste ... e assim por diante.
A explicação veio em seguida: Como é diferente receber um bombom falso à um verdadeiro!! Os bombons verdadeiros representavam o sexo com amor, e o bombom falso: o sexo sem amor. O sexo sem amor causa mais cedo ou mais tarde, decepções, tristezas, arrependimentos, frustrações entre outros.



Inspirando-se em ensinamentos de Emmanuel, e de Joanna de Ângelis, Sandrinha coloca que o sexo é atributo respeitável da natureza que exige educação e controle.
Explica que através do sexo flui forças criativas, às quais devemos na Terra, o instituto da reencarnação, o templo do lar, as bênçãos da família, as alegrias revitalizadoras do afeto . Que sustentado pela comunhão de ideias, alimenta, eleva, é se constitui um dos mais valiosos recursos da organização psicofísica.
Bem ou mal usar a sexualidade depende portanto do ser. Na ausência do amor entre o casal, a ilusão fugidia de um momento pode gerar sofrimentos de longo curso.
Vale considerar como necessidade urgente desde cedo, homens e mulheres aprenderem a respeitar a existência, a amar-se a fim de lograrem amar e respeitar os seres com os quais venham a relacionar-se em caráter de intimidade sexual.

Ricardo Bem deu a sua contribuição em comentários bem colocados a respeito da vulgarização do sexo em todos os ramos de nossa sociedade. A sexualidade apelativa hoje, através dos meios de comunicação de massa, com o intuito de se "vender" o sexo através de revistas, jornais, televisão, são contribuintes indeléveis para se ver o ato sexual de forma errônea, sem o amor e cumplicidade.

Como se pode observar as nossas gestantes do CEEB - Vila Sapê são comprometidas e se compenetram realmente , escutam atentamente todo o desenrolar dos temas propostos.

Retomando a Palestra, Sandrinha Bem faz um comentário sobre uma matéria do Jornal Correio Espírita edição Junho 2008 que aborda o Tema "Qual o melhor momento para a iniciação sexual ?" E os comentários são opiniões de jovens da Mocidade do Grupo Espírita Anália Franco em Irajá - Estada Padre Roser,531 - Irajá.

Diz Agatha de 19 anos: Não vinculo o início da vida sexual a nenhuma idade padrão. Para mim o critério principal é estarmos estruturados para assumir junto com o nosso companheiro todas as consequências que este ato possa nos trazer. Uma das decisões mais importantes e por esta razão deve ser tratada com responsabilidade, afinal estamos falando do instrumento que Deus nos confiou a fim de alcançarmos o progresso e qualquer atitude mal pensada poderá comprometer toda uma existência.
E diz Bruno de 18 anos: Que a idade certa, depende de cada pessoa. Que devemos avaliar bem o assunto sem nos deixar influenciar, e acabar tomando uma atitude que no futuro, poderá causar arrependimentos. E acrescenta: Afinal, sexo é muito mais do que dois corpos, são dois espíritos e todas as companhias que nos cercam. E o mais importante, com responsabilidade e camisinha sempre. Não procure desesperadamente por esta experiência, elas acontecem naturalmente. E todo o processo faz parte dos momentos mais importantes em nossas vidas. E o mais importante de tudo: Não faça nada que você venha a se arrepender depois.

Belíssimos depoimentos de nossos jovens que demosntram ter assimilado muito bem o conteúdo ético e moral da Doutrina Espírita.

Sandrinha Bem continua a Palestra falando sobre o Compromisso afetivo. Um dos comprometimentos mais importantes e salienta: Para que não sejamos mutilados psiquicamente, urge não mutilar o próximo. Lembremos que toda vez que alguém convide outro alguém à comunhão sexual, estabelece-se entre ambas um circuito de forças, pela qual a dupla se alimenta psiquicamente de energias em reciprocidades. Quando um dos parceiros foge ao compromisso assumido, sem razão justa, lesa o outro na sustentação do equilibrio emotivo.

Sabemos que a justiça humana pratica punições para atos de esfera das realidades objetivas: no entanto a maioria dos seres humanos não perceberam que a Justiça Divina alcança também os contraventores da Lei de Amor e determina que seje instalado nas consciências o reflexo do saque afetivo que perpetram contra os outros.

Reencarnados que estaremos sempre, nesse sentido, até exonerar o próprio espírito das mutilações e conflitos colhidos no clima da irreflexão, e aprenderemos que : Nunca lesaremos a outrem sem lesar a nós mesmos.

Na vida a dois, para a organização da família, prevalecem o compromisso não só de um para com o outro, mas também para com os filhos que procedem do laço afetivo. Identifiquemos no lar a escola viva da alma.

Decorre daí a importãncia dos conhecimentos relativos à reencarnação, nas bases da família, com pleno exercício da lei de amor nos recessos do lar, para que o lar não se converta de bendita escola que é, em pouso neurótico hospedando moléstias mentais dificilmente reversíveis.

Aqui a nossa irmã Penha que milita no CEEB Núcleo Chico Xavier no Anil - Jacarépaguá em visita ao CEEB - Vila Sapê, especialmente para conhecer o trabalho, a proposta do Projeto em Defesa da Vida e também ofereçer seus préstimos ao futuro do Projeto.
Abrindo a Palestra para comentários e tira dúvidas tivemos a honra de receber a contribuição de comentários e explicações complementares de nossa irmã Gelma, também militante do CEEB Núcleo Chico Xavier que veio juntamente com a Penha, visitar e conhecer a proposta, e o trabalho do Projeto em Defesa da Vida e também oferecer ajuda no que se fizer necessário no futuro do Projeto.

Hoje trouxemos um brinde extra com itens de enxoval de bebês para sorteio e a comtemplada foi a Adrielly que esta gesta de 3 meses.
Adrielly emocionada abrindo o brinde !

Após fizemos a prece de encerramento, agradecendo a Deus, a Jesus e a Eurípedes pelas inspirações, pela oportunidade do trabalho e pelos benefícios recebidos e voltamos em segurança para casa.

Na parte da tarde estivemos apresentando a mesma Palestra para o grupo de gestantes no Grupo Esp Maria Vaz localizado na Pénha. Vamos apreciar as fotos !

Sandrinha Bem iniciando a palestra com a distribuição dos bombons ... verdadeiros e os falsos.


Expectativas, rolando na distribuição e recebimento dos bombons!
Jussara abrindo o bombom.

O Presidente do Grupo Maria Vaz , presente e atuante na assistência . Recebeu um bombom também. Não... nada disso .. ele não esta gestante, apenas esta nos ajudando !

Aqui Sandrinha Bem inicia todo conteúdo novamente como pela manhã, acima citado.
Continuação da exposição da Palestra, com o mesmo teor do CEEB Vila Sapê.


Uma vista do espaço que nos é cedido no Maria Vaz para realizar o nosso trabalho, de outro ângulo.

Houve sorteio de binde também . Foi a filhinha da Jussara que colocou a mão no saco para o sorteio .
A contemplada foi a gestante Aparecida.
Acima a foto da Aparecida já com seu brinde.

Ao final fizemos a prece de encerramento agradecendo a Deus, a Jesus, a Francisco de Assis e aos mentores da casa pela oportunidade do trabalho bem sucedido. E assim enceramos os trabalhos nesta tarde tão linda e com o sentimento do dever cumprido, tranquilos e com um bem estar muito bom, retornamos para o nosso lar.











3 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimo e necessário trabalho.

Que Deus os abençoe.

Alexandre.

Anônimo disse...

Quando, na vida, deparamos com situações ameaçadoras, pessoas como você surgem para mostrar-nos que com amor nada é tão amedrontador.
Parabéns, FADINHA do BEM

Anônimo disse...

Talvez eu seja muito suspeito para comentar pois estou vivenciando o Projeto. Só queria deixar o meu depoimento e falar todos que estou muito feliz por estar envolvido com ele e muito empolgado com o futuro dele. Acho que está crescendo a cada palestra e se Deus quizer irá tomar grandes proporções. Mas tudo a seu tempo, sem pressa, pois Deus está no comando. Muita Paz. Ricardo Bem.